quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PARCEIRA XVI - Cyndi Lauper


Antes de qualquer coisa, o post de hoje vai para alguém muito especial, fã e identificável demais com nossa "moleca do pop". Aquela mesma que ditou moda na década de 80 dizendo que as garotas só queriam se divertir. Não poderia deixar de figurar dentre as parceiras de TH, aliás, é a mais Pop de todas elas!
Falar de Cyndi é muito fácil. Não requer grandes pesquisas biográficas ou estudo aprofundado sobre sua obra. Quem é fã pode até fazer tudo isso, mas quem aprecia, antes de tudo, boa música, só precisa senti-la. Ela é transparente. Genuína. Desinteressada das convenções da indústria POP e muito, muito simples!
Mas aquela simplicidade que marca e é especial!
Cyndi tem um brilho próprio único. Sua voz infantil não deixa que só se visualize sua porção criança, mas sua pluralidade de timbres faz com que consiga interpretar e cantar de forma bastante madura, o que lhe credita como uma das melhores artistas do show business ever. Esqueçamos todo anti-marketing ou sacanagens sofridas por gravadoras (que, num determinado período da década de 90, chegavam a mandar que ela gravasse determinadas coisas, o que, claro, foi bravamente resistido pela moça). A música de Cyndi é feita pra ouvir com o coração. E esse dificilmente se engana :)
Abaixo, uma das interpretações mais soberbas de Cyndi, feita para o clássico de Etta James. Aliás, a cantora acaba de lançar "Memphis Blues", álbum jazzístico de excelente qualidade e sonoridade pop. Eu sempre defendi que nossa garota poderia se aventurar livremente gravando um musical de classicões, acho que o resultado teria um saldo qualitativo enorme. Pense direitinho, dona Cyndi!
P.s.: Minha preferida de Cyndi, contudo, é a excepcional "I'm Gonna Be Strong", primeira faixa do album-coletânia "Twelve Deatly Cyns". Não consigo ouvir sem me emocionar com tanta profundidade numa interpretação, aliado a uma goela única no mundo da música :D





At last, my love has come along
My lonely days are over
And life is like a song
Oh, yeah, at last
The skies above are blue
My heart was wrapped up in clovers
The night I looked at you

2003 - CYNDI LAUPER - At Last


TH - No fim da plateia, alguém contém uma tímida última lágrima...

3 comentários:

Anônimo disse...

Devidamente atualizado... :)

Tom disse...

Ai, ai, Cyndi...
Prefiro não comentar mais que isso, que eu sou passional...

Endim Mawess disse...

amo de loucura essa doida chamada Cindy