quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TH NEWS FLASHES XXII [Exemplarmente disciplinado]



Traço marcante desse começo de 2010, sem dúvidas, é a rigidez disciplinar de TH. Li, entre tantos livros consultados durante minha faculdade jurídica, que não há sentido em se criar normas se você não dispõe de sanções rigorosas para seus desobedientes. E nada como sermos nossos próprios transgressores e sancionadores – esse é o melhor dos exercícios para nosso crescimento e maturidade!
Nunca me cobrei tanto como agora, e isso está me fazendo um bem incrível. É bem verdade que sou formado de momentos: quando me dediquei aos estudos pro vestibular, provas da faculdade, exame da OAB e pros concursos que fiz, eu me esforçava até meu limite. Se ficasse com sono, pararia e só continuaria os estudos no dia seguinte. Entretanto, no momento de agora eu sou outra pessoa. Mais rígido, diferenciado, disciplinado, autocrítico. E aprendi, dentre tantos mandamentos internos, a me cobrar além do que razoavelmente me exigia antigamente. A não ser o 2º, a tentar um pouco mais forte, mantendo sempre o sorriso estampado no rosto.
O TH de agora, modéstia à parte, é melhor. E o principal diferencial que o afasta daquele de outrora, cujo comportamento derrotista sempre se assemelhou ao do grande Charlie Brown (que puxa...) é que agora dá lugar a alguém que não duvida de si mesmo. Que sabe que tem tudo pra chegar adiante, bastando apenas um pouco de crença e auto-respeito. E engana-se quem acha que isso só engloba motivos de estudo. Tudo bem que a ocasião – estudando pra seleções de emprego e concluindo sua segunda pós graduação – é propícia para que as mudanças se verifiquem nesse aspecto, no entanto, é cabível em tudo.
O próprio regime, por exemplo. Movido por um impulso (ainda que tardio) de se sentir mais saudável e, porque não dizer, atraente, meti a cara no “vamos” e fui. Nunca, em minha vida, estive mais centrado nessa meta como agora; tampouco jamais consegui perder tantos quilos em escassas semanas. A força do pensamento positivo com o mandamento rigoroso interno opera milagres, acreditem.
E tem muito mais exemplos. To mais crítico nos meus textos e roteiros produzidos, nas pesquisas pras minhas causas, na seleção de minhas amizades (algumas decepções ajudaram bastante – mas isso é assunto pra outro TH NEWS FLASHES), nos problemas familiares – só entro quando vejo que vale a pena, caso contrário, nem perco meu tempo; dentre outras tantas evoluções conquistadas.
Aprendi que nenhum mestre, professor, pai, mãe, avós, superiores, governante, ninguém deve cobrar de nós mais do que nós mesmos. Precisamos demais dessa “hierarquia interna” – o “eu de amanhã ensinando ao de agora a jamais ser como o de ontem. E hoje entendo bem melhor o porquê de idealizar um TH melhor na figura do Thomaz. Sê-lo sempre foi meu foco. E já disse isso aqui algumas vezes: assim que o alcançar, serei o homem-objeto de tanta luta e busca.
Tô me sentindo bem. Tô de boa. Tô light (latu sensu) e prontinho pra colher os louros de cada vitória, e de aprender cada vez mais. Não incorrer nos mesmos erros (aliás, erros apenas quando inevitáveis – o novo TH não erra! ;)) e principalmente acreditar em tudo o que me tornei e amadureci. Seguro. Confiante. Meticuloso. “Rígidogoroso”. Exigente ao extremo.
E Feliz!


TH - Transmutando-se aos poucos!

Nenhum comentário: