sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PARCEIRA XIII [Shirley Manson]



A parceira desse mês, diferente dos últimos, é conhecida mais pelo seu teor sexual esfuziante do que por qualquer outro atributo, digamos, musical. O que é uma pena, pois ela é muito inteligente, sensata (err,,,,em termos musicais!) e tem conteúdo e talento pra escrever e uma postura super segura no palco.
Ela também é narcisista! Ela se ama e não faz a menor questão de dirimir isso, o que é nitidamente claro em clipes como Push It, I Think I'm Paranoid, (meu predileto) e The World Is Not Enough, tema do filme 007 de 1999. Boatos dizem que Shirley Manson, líder absoluta da grande banda de rock progressivo Garbage, antes de ser modelo da Calvin Klein e atriz de carreira minguante, era uma, digamos, exímia representante da profissão mais antiga do mundo. E eu não duvido, pois seu comportamento e suas letras várias vezes descrevem atitudes que possam ser interpretadas como as de uma garota de aluguel...
Como preconceito cerrado é algo que nunca teve a ver com TH, comecei a prestar atenção nessa moça com cara de prostituta no longínquo vídeo de Stupid Girl, na MTV, nos idos de 1995. Nunca vi tamanha determinação, deboche e uma voz tão suave no mundo do rock – sobretudo por estar eu na época conhecendo extasiado minha parceira mais antiga, Alanis Morissette. Diferente de Alanis, Shirley não atua fervorosamente no mundo feminista, mas tem em comum com a canadense o fato de também estraçalhar os homens que a fizeram mal um dia, só que de uma forma menos vocifera e mais irônica, tal qual se vê no ótimo videoclipe de YOU LOOK SO FINE, onde a ruiva olha pra o cadáver de seu namorado e repete o título da música...legal, não?rs
Falemos em discos...Garbage nem de longe é uma banda de lançar tantos álbuns, tanto que hoje, com 15 anos de carreira, só lançaram 4! O primeiro disco é sensacional, um belo exemplo de como uma banda deve estrear, e o segundo melhor ainda! Version 2.0 está na galeria de álbuns da vida de TH, com todas as músicas excelentes e reflexos eletrônicos que poderiam muito bem dar errado nessa coisa experimental que foi a década de 90 no mundo de rock, mas afirmo de olhos fechados: deu super certo! O disco é PERFEITO!
Os dois últimos álbuns não me chamaram muita atenção, no entanto são suficientes pra afirmar que até o “lixo do Garbage” é o melhor de muita banda que tem por aí. E Shirley Manson, descontada as drogas e birutices típicas de diva do rock, é como vinho: fica mais gostosa a cada dia que passa!




You look so fine

I want to break your heart
And give you mine
You're taking me over

It's so insane
You've got me tethered and chained
I hear your name
And I'm falling over

I'm not like all the other girls
I can't take it like the other girls
I won't share it like the other girls
That you used to know


1999 - GARBAGE - You Look So Fine





People like us
Know how to survive
There's no point in living
If you can't feel alive

We know when to kiss
And we know when to kill
If we can't have it all
Then nobody will

The world is not enough
But it is such a perfect place to start, my love
And if you're strong enough
Together we can take the world apart, my love


1999 - GARBAGE - The World Is Not Enough (007 Soundtrack)



TH - Fanzaço dessa ruivinha sexy e paranóica! ;)

Nenhum comentário: