domingo, 28 de junho de 2009

PARCEIRA VII - Natalie Merchant



Junto a Annie Lennox, que foi integrante do Duo Eurythmics, Natalie Merchant é um dos casos bacanas de cantoras que, na minha opinião, mostraram-se maior desempenho e talento quando partiram pra carreira solo. Oriunda da banda folk 10.000 Manicas (que adoro, mas prefiro sua carreira como artista-solo), com sua meiguice, engajamento em causas importantes e sociais, essa irlando-italiana sempre me cativou.
A conheci em 1993, quando vi sua apresentação ao vivo no 10.000 Maniacs com o hit "Because The Night". Com uma cara amarrada, eu jurava que essa mulher era uma fera! Anos depois, me emocionei ao escutar a canção "The Letter", pra mim uma das letras mais melancólicas e surpreendentes...e era a Natalie!
Meu caso de amor com ela dura até hoje, principalmente quando recentemente eu assisti o DVD Storytelles, com explicações sobre suas músicas, e melodias fieis ao vivo para suas gravações de estúdios. De toda sua carreira, no entanto, a crítica e meu gosto pessoal apontam o disco Ophelia, de 1998, como seu auge. De fato, o álbum é rico e prazeroso, além de conter maravilhas como a faixa-título, "King And Generous" (a música da minha vida, como já me atribuíram pessoas especiais), "Break Your Heart", dentre outras. Piano, violinos, trompetes, saxes...e sensibilidade sublinhando belíssimas melodias, alinhavadas com os melhores instrumentos e músicos!
Dado curioso: Natalie namorou um outro ídolo meu, Michel Stipe, líder do R.E.M. É perfeito escutar ambos cantando juntos "To Sir, With Love", por exemplo. Ok, o namoro pode ter sido de fachada, visto que Michael declaradamente já confessou suas preferências sexuais e Natalie, er....tem um lado másculo que não torna injusto o apelido de "Natalie Machão". Como se isso quebrasse minha admiração e carinho por essa nobre e lírica poetisa! ;)
P.s.:~Não consegui, contudo, na net, nenhum video da minha música preferida dela, "How You've Grown", que é um b-side....as maravilhas são ultradifíceis de se conseguir....:(




Pessoas abatidas em desespero
Vêem a desilusão em todos os lugares
Esperando que seu azar irá mudar
É um pouquinho mais difícil a cada dia

Pessoas lutam, pessoas brigam
Pelos simples prazeres em suas vidas
Os problemas vêm de todos os lugares
É um pouquinho mais difícil a cada dia

Eu sei que doerá
Eu sei que quebrará seu coração
O modo como as coisas são
O modo que elas têm sido
E o modo que elas sempre têm sido

Pessoas superficiais, absorvidas em si mesmas
Veja elas empurrarem e atropelarem pelas recompensas
Com nada mais em suas mentes
Você pode ler sobre isto em seus olhos
Pessoas cruéis, pessoas atrozes
O dano que algumas pessoas fazem
Cheias de ódio, cheias de orgulho,
É o bastante para fazer você perder a cabeça

Não espalhe o descontentamento
Não espalhe as mentiras
Não cometa os mesmos erros
Com sua própria vida
Você sabe que todos nós somos um pouco pequenos às vezes


1998 - NATALIE MERCHANT - Break Your Heart [traduzida]


TH - Kind And Generous, cada vez mais! =]

Um comentário:

Dan Vícola disse...

Contanto que seja com as pessoas certas, pode ser gentil e generoso o quanto quiser!

;-)