terça-feira, 19 de maio de 2009

VIRTUALMENTE NECESSÁRIOS!


Abertura da novela "DOCE VIDA", trama virtual protagonizada e escrita pelo grupo MEMÓRIA DA TV, estreada ontem, 18/05

Há tantas concepções do que vem a ser "virtual' que a gente se perde. Uns versam como o oposto do real. Ou algo que não seja físico, tátil ou palpável, apenas conceitual. Popularmente, chama-se virtual tudo aquilo veiculado pela internet. Então a internet seria um âmbito de conotações nada reais? E os amigos (e até namoros) encontrados pela internet, que depois do contato pessoal, passaram, durante esse intervalo entre o contato virtual e o real, como sendo algo que fugiria à realidade?
Eu prefiro deixar essas dúvidas de lado e curtir tudo aquilo o que EU considero como verdadeiro, e pessoas com quem convivo, ainda que por intermédio de um computador, mas com as quais mantenho um vínculo de conexão bem sintonizado - jamais escapariam da minha realidade pessoal. Gente que aprendi a admirar e entender suas naturezas tão somente por palavras - mas que acabam suficientes para representar suas expressões intelecto-afetivas.
Nesse âmbito, eu destaco aqui os companheiros do grupo MEMÓRIA DA TV, uma equipe de internautas conhecedores de todas as obras televisivas, desde novelas, musicais, acontecimentos históricos e marcantes da televisão brasileira, com quem mantenho diariamente debates via e-mails, desde assuntos pouquíssimos relevantes até discussões bem aprofundadas sobre temas recorrentes. Iniciado num dos grupos do site YAHOO, o grupo foi extinto lá, mas os remanescentes mantiveram contato, até os dias de hoje. Eu não sou um dos veteranos - eu entrei a convite do fundador do site MEMÓRIA DA TV, Guilherme Staush, em Novembro de 2007, e minha participação sempre é mais observadora do que ativa nos debates, mas eu tenho muito orgulho de estar inserido no meio de gente tão inteligente, acessível e simpática - o grupo é composto de profissionais diversos - escritores, professores, Djs, jornalistas, atores e colecionadores de materiais raros, em mais de mil fitas VHS que teriam sido perdidas se não fosse a eficiência e paciência de alguns de seus respectivos donos. Muito interessante você perceber que não está sozinho: há também pessoas com as mesmas "loucuras' que você, do tipo de colecionar aberturas de novelas, créditos das mesmas, cenas inesquecíveis e impactantes, musicais lendários e programas que ninguém imaginava que ainda se possuia. Um ponto alto é quase não haver unânimidade: alguns gostam de autor x, outros de y, e isso é justamente o que compõe a riqueza e diversidade da equipe, com opiniões bem fundamentadas e coerentes, além do principal: RESPEITO MÚTUO, sobre gostos alheios. Grandes doses de lembranças afetivas, distribuídas por pessoas gabaritadas, não meros saudosistas, mas que tem um interesse real de manter viva a memória da televisão brasileira!
A todos, muito obrigado!

DESTAQUES:

MOFO TV
- Pelo colecionador JOSÉ MARQUES NETO, membro bastante atuante do grupo:
MEMÓRIA DA TV - Criação do fundador do grupo, GUILHERME STAUSH
O VITOR VIU - Blog sobre cinema do roteirista VITOR SANTOS, membro do grupo
DOCE VIDA - Blog sobre a primeira novela inédita do nosso grupo, idealizado pela amiga (e já real, pois já a conheci pessoalmente) ÂNGELA PIRES, A Borboletângela, queridíssima também do grupo.


Então é isso! Logo logo uma caprichada matéria sobre essa novela, ricamente escrita e dirigida por pseudônimos integrantes do MEMÓRIA DA TV. Eu juro: nem sei mesmo quem está por trás da trama, mas desde já, aplaudo de pé!


TH - Realidade Virtual

3 comentários:

RÔ_drigo disse...

Show te,emocionei!Rs... E olha q vc nem falou do meu bloguito, kkkkk

O Vitor viu... disse...

Linda homenagem, queridão! Tá certo que, de vez em quando surgem uns arranca-rabos no grupo, mas que família não se desentende, né? Orgulho de fazer parte do grupo e por sua amizade tb. Abraços mil!

TH disse...

Obrigado, queridões! =]