sexta-feira, 25 de junho de 2010

UFANISMO SOLIDÁRIO E HIPÓCRITA


O Brasil é mesmo um país de extremos. Recentemente testemunhei duas facetas bem distintas de nosso povo: a hipocrisia e a solidariedade.
Sobre a última, nem preciso me estender: muito feliz ao perceber o quão generoso e solidário foi o povo brasileiro no incidente ocorrido com as enchentes em Alagoas e Pernambuco. Não tenho do que reclamar nesse aspecto, as demais regiões realmente se mobilizaram para tentar ajudar os desabrigados e vítimas da tragédia.
Sobre ser hipócrita, a copa é a maior dessas provas. Nunca vi tamanha aleg(o)ria diante de algo como futebol. Nada aconteceria de forma semelhante diante de novo avanço tecnológico, diante de um UP na economia, diante de projetos de políticos realizados, nadinha.
Peço licença ao meu relato para reproduzir abaixo as palavras de meu amigo MCI, que, com muita propriedade, dissertou firme acerca do tema. Gostaria de, só pra fechar, dizer que vale sim ser brasileiro. Por tudo o que temos, nossa alegria, nossa carga cultural músico-folclórica, nosso bem estar genuíno e pluralidade de povos e raças. A crítica se faz construtiva pra chegarmos, um dia, a constituirmos um país ideal. ;)


E embora o futebol não seja, nem de longe, algo que "faz a minha cabeça", é necessário admitir que gosto da forma como as pessoas se irmanam em prol de um evento que, em tese, deveria servir para promover a prática esportiva de forma sadia e exemplar entre os povos. O que ODEIO, e devo igualmente frisar, é essa mania PAVOROSA que os brasileiros têm de SÓ SEREM BRASILEIROS DE QUATRO EM QUATRO ANOS, com A COPA. De só se orgulharem dos nossos verde e amarelo quando é pra torcer pelo futebol da seleção canarinho. Patriotismo a gente tem que ter é SEMPRE. Em todas as ocasiões em que isso nos for possível. Agradecer a Deus pelas nossas riquezas naturais, pelo nosso clima bom, pela fartura de nosso alimento, a simpatia e o carisma de nossa gente. Que o Brasil não é nenhum oásis todos nós sabemos, mas por que não trabalhamos para que o NOSSO SEJA UM PAÍS CADA VEZ MELHOR? Torcer pelo futebol pode até ter seu valor, mas eu ainda acho, com propriedade, que se o brasileiro gastasse mais tempo se INSTRUINDO do que se DIVERTINDO, nosso futuro poderia ser no mínimo mais JUSTO e SATISFATÓRIO para todos.
Enfim.
Enquanto o milagre não se opera, continuemos cantando e dançando, iludidos pelo circo do futebol - alucinógeno de proporções continentais.


TH - Brasileiro que veste a camisa deve comemorar TUDO, não apenas Copa

3 comentários:

Dan Vícola disse...

Né?!
=)

Serginho Tavares disse...

para um povo sem educação como o brasileiro so resta mesmo o que?

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Parabéns ... ótima contextualização ...

bjux

;-)