quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PARCEIRA X [Tracy Chapman]


O padrão TH de qualidade sem dúvidas é dos mais ortodoxos. Meu perfil de preferência sempre não é nada convencional - o que implica dizer que nenhuma "beleza fácil" me atrai de imediato. Sou mais profundo. Busco, sem falsa modestia, algo mais intrínseco que pessoas e coisas possam me oferecer. E pra que eu considere alguma coisa realmente atraente, é por já ter percorrido todo processo árduo de seleção e logrado êxito ao final!
Vejam o caso de Tracy Chapman - exímia representante do gosto pessoal de TH. Ela não é bonita fisicamente (apesar de eu não a achar necessariamente feia), mas ela tem conteúdo. É engajada em causas sociais, ótima letrista, instrumentista e sobretudo vocalista! Daquelas que tem voz grave inconfundível e incomparável, além do melhor de tudo: canta o que sente - sente o que canta. Demonstra com clareza e profundidade toda dor, melancolia, ironia, felicidade, amor e paixões que contém em suas músicas. Ela é clara. Simples e direta. E competente ao extremo!
Lembro quando a conheci, como milhares de pessoas, me assustei com aquela mulher que parece um homem e tem voz de homem. Mas por trás dessa crista dura, havia a dona de um sentimento rico e sincero externado por meio de suas composições, melodias e apresentações. Aparência simples - mas aquela simplicidade toda especial! A julgar pelo aspecto, o que poderiam dizer? Uma negra que canta coisas bem populares ou de rappers. Nada disso. Ela é o que há de sofisticação, embasada por discos bem trabalhados e músicas poéticas e lindas!
Pena que, hoje em dia, sucesso e carreira bem sucedida estão restritos à quantidade de músicas nas paradas ou vendagem dos discos. Antigamente não era assim...o primeiro disco da Tracy, lançado em 1988, foi recordista absoluto de vendagens e é extremamente bem trabalhado e lírico. E pop, acreditem...Lamento nunca a cantora, que é dos Estados Unidos e especialista em músicas pop, Folk, Jazz e R&B nunca mais ter tido o sucesso merecido, apesar dos belíssimos trabalhos posteriores. Não faz mal...ela canta e encanta poucos, como eu, dotados de um gosto bem mais apurado e exigente.
Conosco, ela só faz corresponder todas as expectativas. Além do que, é uma bela profissional que fica e marca. PRA SEMPRE!
...
Difícil mesmo foi eleger uma música pra colocar aqui. Como não poderia deixar de ser, sua mais famosa, Baby Can I Hold You não é mesmo minha preferida. Sua carreira tem bem mais momentos emocionantes e sensíveis...e, apesar do pouco sucesso, há ao menos reconhecimento. Volta e meia ela firma parcerias bacanas (uma delas, com minha queridíssima Natalie Merchant, outra parceira de TH), e recebe prêmios por trabalhos engajados. Tracy é pra poucos (mas bem selecionados!)








If you wait for me
Then I'll come for you
Although I've travelled far
I always hold a place for you in my heart
If you think of me
If you miss me once in a while
Then I'll return to you
I'll return and fill that space in your heart

Remembering
Your touch
Your kiss
Your warm embrace
I'll find my way back to you
If you'll be waiting
If you dream of me
Like I dream of you
In a place that's warm and dark
In a place where I can feel the beating of your heart


1995 - TRACY CHAPMAN - The Promise


TH - Reouvindo-a no momento propício!

2 comentários:

Tom disse...

Essa mulher é tudo, mesmo!
mas a minha favorita dela é bem conhecida, "Fast Car".

TH disse...

Essa "mulher' é tudo mesmo, hein Tom?rs
Minha preferida é pouco conhecida, chama-se "I'm Ready". Mas "Fast Car" é linda! Sobretudo no formato acústico...