sábado, 30 de janeiro de 2010

PARCEIRA XII [Dolores O' Riordan]



Virginiana, baixinha, brigona, invocada, com uma voz de gralha afinada e estridente ao cubo, mas com uma alma super feminina, fofa e inteligente, para poder escrever longas doses de melancolia, protestos eficientes e até romantismo – este mascarado na forma de gritos raivosos ou delicadeza fina no trato.
É...
Dolores O' Riordan tem o dom de ser várias e ser uma só ao mesmo tempo. Sua atitude e postura intempestiva nunca lhe trai: em todos os momentos, bons ou ruins, ela não muda. Ela tem formas interessantes de manifestar aquilo o que é e que não muda, só modifica a forma de se apresentar. Ela sempre vai ter um discurso pronto e eficaz a favor de causas que julga importante, e toda vez irá falar do amor e de seus relacionamentos de forma discursiva em suas letras, mas tudo isso pode aparecer como balada romântica ou como rock puro, da melhor qualidade.
Ela é a alma do grupo The Cranberries desde 1990, e pelo que ouvi falar, sempre atuou como a cabeça do grupo – o que lhe gerou grandes desentendimentos e até boatos de que seria expulsa. Na parada da banda, após o álbum Wake Up And Smell The Coffee, em 2001, eu imaginei que a mesma tinha se desfeito por conta de atritos ocasionados por Dolores, mas para minha surpresa, aparece nesse 2009 a banda reunida novamente, e, pasmem, com shows acontecendo nesse exato momento aqui no Brasil! Uma notícia musical que muito me agradou.
Dodô (apelido íntimo dado por mim) me conquistou pela MTV mesmo, nos Cranberries, com a música Linger (do primeiro disco da banda), um dos melhores singles lançados na década de 90. Prossegue a banda com “No Need To Argue” que figura sem dúvidas dentre os álbuns da minha vida, muito triste, melancólico e super melódico Os acordes eram perfeitos e Dolores estava no auge, com sua amargura sendo perfeitamente traduzida naquelas músicas. Passaram pelo quase despercebido “To The Faithful Departed’, que eu adoro, mas reconheço que é mais fraco em comparação aos demais até chegarem no Pop “Bury The Hatched”, outro excelente álbum na minha opinião.
Após a pausa, Dolores lançou seu disco solo em 2007, o que comprovou minha teoria de sempre: ela sempre foi a alma dos Cranberries. Quem ouviu seu disco percebe que ele poderia muito bem passar por um novo álbum da banda. Mas eu acho que eles juntos dão a sensação de artistas completos e to ansiosíssimo e ávido por novos álbuns.
Voltando a falar da mesma: eu achei uma puta injustiça o que fizeram com ela, colocando-a em 4º lugar no TOP TOP MTV de piores vocalistas. É coisa de gente que não entende a potência vocal ensurdecedora e aguda da minha gralha favorita. Como não destacar as dancinhas nas músicas? Outra marca registrada de Dodô.
O mundo Pop está repleto hoje de artistas com o corpo em evidência em detrimento de qualidade musical ou talento na composição e interpretação. Dolores sempre foi uma das minhas ídolas de adolescência, teve uma participação muito efetiva na minha formação por conta da minha identificação absoluta com seu modo de se traduzir ou expressar. Musa, absoluta!





Eu estou tentando me controlar
Então por favor, não fique no meu caminho
Eu esperei por um longo tempo
Isso é o que eu quiz no meu caminho

Afaste-se! Afaste-se!
Tem um clímax vindo em meu caminho
Afaste-se! Afaste-se!
Tem um clímax vindo em meu caminho

Eu não gosto de você, não se comprometa
Despedaçada pela sua fraqueza
Despadaçada pelo seu sorriso
Eu não gosto muito de você, e de suas mentiras
Despedaçada pela sua fraqueza
Despedaçada pelo seu sorriso

Todas as crianças estão indo para a escola.
O verão acabou, é a regra de ouro
E agora estou saindo para jogar
Então, por favor, não fique no meu caminho
E tudo o que pareceu uma vez ser
Tão importante pra mim
Parece tão insignificante agora que eu posso ver.

1999 - THE CRANBERRIES - Shattered






E você está sempre certo e é meu, você é tão perfeito
Aceito você como você é, ter você como você é, aceito você como você é

Eu amo você simplesmente do jeito que você é
Eu terei você simplesmente do jeito que você é
Eu possuirei você simplesmente do jeito que você é

2003 - THE CRANBERRIES - Stars






Infelicidade havia quando eu era jovem e nós não dávamos importância
Porque nós fomos educados para ver a vida como diversão e levá-la se pudermos
Minha mãe, minha mãe, ela me abraça, ela me abraçou quando eu estava lá fora?
Meu pai, meu pai, ele gostava de mim, oh, ele gostava de mim, alguém se importa?

Entenda no que eu me tornei, esse não era meu projeto
E pessoas de todo lugar pensam alguma coisa melhor do que eu sou
Mas eu sinto sua falta, eu sinto falta
Porque eu gostava disso, porque eu gostava disso quando eu estava lá fora
Você percebe? Você sabe?
Você não me encontrou, você não encontrou
Alguém se importa?
Alguém se importa?
Alguém se importa?
Alguém se importa?


1994 - THE CRANBERRIES - Ode To My Family



TH - Eu sempre vou me importar, Dodô! ;)

Nenhum comentário: