domingo, 2 de setembro de 2012

SAINDO DA TOCA - MOTIVO MAIS QUE ESPECIAL



"‎"Ele imaginava
Que era rei, soldado
Herói, pirata e domador
Era o que queria ser
Porque era um sonhador


Ele acreditava
Em dragão, bruxa
Saci, cavalo voador
Via o que queria ver
Porque era um sonhador

E o picapau amarelo
O mundo que escolheu
Era assim como um castelo seu..." [Aquarious]



"
Demorei pra escrever este testemunho porque, ao mesmo tempo em que há muito a 'testemunhar', ainda seria pouco, perto de tudo o que se pode dizer. Mas, oras bolas, isso aqui é o SÓ orkut, e palavras sempre serão um recurso ínfimo pra descrever tudo o que ele é e tudo o que significa pra mim. Se fosse possível, eu deixaria aqui uma espécie de compilação, com todos os nossos abraços, conversas bobas, papos-cabeça, risos, choros e silêncios compartilhados. Faria uma lista com todos os filmes, pipocas de chocolate, batatas recheadas, sushis, brócoli na manteiga, sessões esotéricas com o tarô xamânico, momentos descontrol com músicas da xuxa (abafa!!!) e afins. Também teria que explicar a todos a forma natural e bonita que descobrimos pra dar bases sólidas à nossa amizade, sempre envolta por muito respeito, cumplicidade, admiração, afeto, ternura, entendimento, companheirismo, reciprocidade, sensibilidade, alegria e liberdade. Mas se eu dissesse tudo isso, o testemunho ficaria grande e chato demais - dada a minha dificuldade absurda de literalizar as coisas que sinto. Prefiro, então, deixar registrado que eu AMO MUITO esse menino. ah, e já ia me esquecendo: ele cozinha muuuito bem. [:D]" 

[Veridiana F.]


"=P Dan! Pare de me fazer chorar. =P A vida é mais triste sem vc aqui por perto. E realmente não é justo não estarmos próximos. =/ É um pedaço de mim que fica em São Paulo, e um buraco daqueles no meu peito. =/ Mas não estou desamparado. Sempre que preciso recorro ao meu Daniel "imaginário", e que do real só não tem a existência física. Vc bem sabe que já é parte definitiva de mim. E que a distância pouco significa, senão saudades imensas. Sinto falta de nosso tempo, das nossas reflexões, dos risos bobos, e mesmo do silêncio. Te amo do fundo da alma!" 

[Mai Ron]



"Daniel mantém uma aura infantil muito forte em tudo o que faz. Seja dando aula, seja explicando detalhadamente suas coisas, ele sempre cita desenhos animados ou memórias dos anos 80 de brinquedos, bonecos, jogos... não é à toa que seu quarto é uma enorme loja de brinquedos. Acho que a ESTRELA deveria gravá-lo para fazer um comercial quando se predispusesse a relançar itens antigos. (...) Daniel é colecionador! Não vamos taxá-lo de consumista, que esta é uma palavra negativa e hoje só cabe positividade. Como colecionador perfeito, não descansa enquanto não “reestocar” seu acervo de boxes de DVDS, brinquedos, almanaques, CDs, revistas em quadrinhos... são sua grande companhia e passatempo nos dias de solidão paulistanos e é extremamente cuidadoso com seus itens. A ponto de ficar bravo com alguma orelha feita sem querer em seus livros (risos)"


"Eu nunca vi alguém que conhecesse tanto as pessoas. Perfeito analista de comportamentos, trejeitos, reações, mentes e coração do ser humano. Ele alega ter sido ajudado por anos de terapia, no entanto eu acredito muito que é um dom que poderia ser utilizado numa faculdade de Psicologia, por exemplo. Às vezes eu me assusto pela forma com a qual ele me desnuda em meus medos, fantasmas, receios, reações e até advinha o que estou pensando. É coisa da mágica que paira diante de si." 

"Falando em mágica, ele sabe muito bem consertar os ponteiros. Ponderar. Reavaliar seus atos. Inserir-se nos poderes mágicos do castelo de Grayskull para se refazer e voltar muito melhor. Não há nada mais gratificante do que vê-lo amadurecer e se superar a cada momento de “não auge”."



"A despeito de sua ansiedade, Daniel agora aprende cada vez mais a ser paciente. E busca na sua relação com a espiritualidade (outra vantagem) sempre formas de abster coisas negativas e se elevar espiritualmente perante elas."

"Ele tem os melhores amigos do mundo. Poucos mas especiais. É assim seu mundinho: pouca gente tem tanto acesso, mas ele filtra tão bem que só a nata consegue chegar a seu coração. Aliás, é um processo seletivo muito duro alguém ter capacidade de chegar até lá, mas quando consegue, ele se torna o maior amigo e protetor. É o perfeito diamante: muitos garimpeiros o procuram arduamente, às vezes de maneiras tão fatais, mas vale muito a pena, pois só em enxergar o seu brilho, nos faz ter toda a sorte de alegrias e aleluias possíveis."

"Já falei que ele escreve bem? Convém repetir. Nunca vi alguém tão afim com a língua portuguesa, tão capaz de brincar com seus nuances, de aliterar sem deixar ficar feio. E tem, quando faz suas crônicas, a capacidade de verbalizar aquilo que jamais conseguiríamos, nos deixando de boca aberta. A despeito disso tudo, ele me ajuda demais a corrigir minhas imperfeições gramaticais, sempre acreditando que sou capaz e me dando todo suporte esperado"




"Daniel tem o silêncio que mais diz e ensina. Típico dos sábios que entendem que as pessoas devem aprender não de forma expressa, mas devem ser conduzidas à resposta, e que elas cheguem por seus próprios méritos até as mesmas."

"Ele ama os bichinhos! Identifica-se com eles, pelo silêncio, pelo modo assustado com que reage a determinados impactos ou sustos. A gente sabe que ele, às vezes, responde de maneira agressiva, mas isso nada mais é do que sua defesa. Quem nunca viu um bichinho rosnar pra se defender? É o próprio..."

"Daniel é transparente. Não consegue mentir (e abomina mentiras, traições e todo sentimento que não seja transparecido da maneira mais clara possível). É virginiano! Praticidade é o lema. Organização e análise comportamental garantidos."

"Profissional de primeira. Um semblante de jornalista de TV quando está dando aulas. Detém uma oratória perfeita e é um facilitador de carteirinha (é o que os mestres são – grandes facilitadores que ajudam demais os alunos a crescerem). Reconhecidíssimo profissional de Letras, que se dá bem nas salas de aula colegiais, cursinhos preparatórios para os melhores e mais concorridos concurso e em aulas de pós."



"Entende de Inglês, Italiano, Espanhol, Língua Portuguesa, Gramática, Interpretação de texto, Literatura, Redação crônica, discursiva, às em questões de concursos públicos... UFA!"

"É o típico sonhador que jamais deixa o sonho morrer sem se concretizar. Basta analisar sua saga – tão cheia de sonhos realizados aos trinta e dois anos"

"Extremamente leal a quem ama. Defende os amigos, mata e morre pelos queridos, esbraveja, toma as rédeas, dá porrada, soco, mordida... sai todo esfolado, mas não consegue deixar seus queridos sem defesa."

"Precisam vê-lo desenhando."

" Da parte literária, não posso deixar de comentar sua relação com grandes mestres como Adélia Prado, Hilda Hist, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e...Clarice Lispector! Esta sempre deve ser à parte pois a relação de nosso menino com a musa é estreitada: ele ama, ele briga, ele se identifica, ele se incomoda com o espelho, lê com tanto gosto que passaria horas conversando com Clarice num sabadatarde. Ela, sem dúvidas, esteve presente em inúmeros momentos seus e sempre se fará."

"Falamos de musa? E a rainha dos baixinhos, sua estrela da árvore de Natal? Sobre ela, convém relembrar uma passagem: um dos textos mais encantadores que já li de Daniel foi uma grande dissertação denominada “O menino e a rainha”, onde explica, de todas as formas possíveis, o porque dele amar tanto Xuxa. E nos faz emocionar junto, pois dá pra sentir que seu amor por ela é tão declarado que já conseguimos visualizar o frio na barriga dele quando era criança e aquela nave linda aportava às oito da manhã diante de sua tevê. E percebendo isso, entendemos o porque dele defendê-la tanto. Afinal em ao menos duas coisas Dan e Xuxa são iguais: na loirice (risos) e na sinceridade com que expõem seus sentimentos."




"O mundo sem Daniel seria extremamente chato, apático, sem graça, sem brilho e sem cor. Ele nos irradia com toda sua luz e faz isso de uma maneira que não temos como não nos encantar. Quero sempre que sua vida seja linda e livre como um barquinho de papel navegando livremente no oceano"

Um comentário:

Fabio Dias disse...

Que baita homenagem!
Lindas declarações!
Isso é AMOR!!

Parabéns!