quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PARCEIRA IX [Chryssie Hinde]

Sim, a sessão de minhas maiores inspirações femininas retornou...
E COM TODO GÁS! Trazendo uma das mais queridas musas roqueiras da adolescência...
Sim, ela mesma! A Rita Lee gringa...a Malu Mader por trás da guitarra...a Heloísa Helena do rock...! Defensora dos animais e dos corações partidos, mas que também tem recaídas essencialmente femininas e é capaz de cantar musiquinhas sobre o amor bem fofinhas e despretensiosas, como também altos gritos melancólicos, reacionários e de alerta para seu próprio filho que estava no fundo do poço por eventualidades com as drogas. Uma imagem de mulher madura, temperada com uma carreira bem linear e bem pouco popular (raros momentos, como as musiquinhas de dueto com a banda reggae-sarará UB40, Don't Get Me Wrong, I'll Stand By You e um clipe deboche de suas colegas, digamos, mais Popstars da música).
Minha paixão pela Chryss (sentiram a intimidade?)transcende a postura engajada...ela é cool! Passa uma impressão gostosa de irmã mais velha, daquelas que amam dar conselhos mas que não se portam tão exemplarmente para isso. As que tem um discurso na ponta da língua, mas que nem por isso deixam de virar alvo de condenações familiares...
Musicalmente, a conheci com a MTV, que pagava um pau danado pra ela no começo da década de 90, mas a carreira de sua banda, The Pretenders, teve início nos anos 70!
A cantora teve início, pasmem, como repórter! E hoje encontra-se meio que aposentada, decidindo ajudar ONGS com o dinheiro adquirido por sua forte contribuição de postura feminina no mundo da música. Até um apê em Sampa ela tem!
Seu DVD de clipes é um dos meus top em termos de reassistidos, e é bacana constatar que a psotura da banda e da vocalista/guitarrista se manteve intacta com o passar dos anos. Meu disco preferido, no entanto, por eu ter vivido muito aquela fase, foi um dos recentes - quer dizer, completou dez anos esse ano, no entanto, pra quem tem mais de 30 anos de carreira...Viva El Amor (1999) tem uma das músicas que mais dilaceram meu coração: Human...
Fiquem então com uma pequena amostra do que essa poderosa é capaz de fazer...lamento não ter seus clipes originais no Youtube, mas ao vivo ela tem o mesmo vigor do que demonstra em estúdio. Palavras de quem tem conhecimento de causa! ;)



It's just the night in my veins
Making me crawl in the dust again
It's just the night
Under my skin
Slipping it in

Hes got his hands in my hair
And his lips everywhere
Oh yeah
It feels good
Its alright
Even if its just
The night in my veins


1994 - THE PRETENDERS - The Night In My Veins


TH - Procurando resgatar esse espacinho aqui

Nenhum comentário: