Um de seus livros foi muito marcante na minha vida, justamente o "Memorial do Convento", além de "Ensaio Sobre a Cegueira" que joga a verdade nua e crua nos braços de uma sociedade como limitações - ele consegue provar que há egoísmo e ganância até nas piores condições coletivas.
Sempre foi um autor que eu amava ler em entrevistas. Tinha uma visão social muito interessante e uma linguagem zelosa, tornando-se um ícone na literatura mundial...
Sempre me entristece perder pessoas tão raras como Saramago, pois dá uma sensação de vazio, e aquela impressão que não haverá sucessor algum pra continuar um trabalho tão bonito e diferenciado. Infelizmente, há poucas pessoas que assumam uma responsabilidade com o ser humano tão forte como ele detinha.
Que esteja continuando suas severas críticas lá em cima. Ficam suas belas obras...
"As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse."
TH - Acordando com essa bomba!
4 comentários:
perfeita homenagem ... grande perda ...
bjux
;-)
só o fato dele ter fetio "ensaio sobre a cegueira" o colocou no Olimpo.
como pessoa era um chato insuportável, mas enfim ninguem é perfeito muito menos os imortais deuses.
foi mesmo uma pena perdê-lo, fikei maio sem acreditar qd soube ontem... mas fz o q, ele ja ta imortalizado em suas obras mesmo...
A saber: ajudem-nos, quem tem twitter, entre em contato com @SOS_alagoas e ajudem o quanto poderem
Postar um comentário