terça-feira, 29 de junho de 2010

ALI TH ERAÇÕES XIX



"Eu não aguento a resignação. Ah, como devoro com fome e prazer a revolta."


CLARICE LISPECTOR


TH - Que as coisas se "clariceiem"...

sábado, 26 de junho de 2010

I GOTTA FEELING...


...que essa noite será uma GRANDE NOITE (só em contar com os queridos Plim e Vera já é certo!)

...que as coisas pro rapaz talentoso e competente de SP se resolverão mais fáceis do que ele imagina.

...que vou amar mais do que imagino essa nova vertente profissional (Direito do Trabalho)

...que vou dar a tão sonhada guinada da minha vida bem mais rápido do que esperei...

...que irei saber breve breve a dor e a delícia de poder me virar sozinho.

...que a Vera vai se acertar rapidinho com alguém. E que essa pessoa será de Peixes! :D

...que vou gripar... (oh, my!)

...que vou perder essa partida de damas pelo MSN com o Tom! (@#$%¨&*)

...que voltarei tão logo ao meu momento de podium, para despertar orgulho em mim mesmo e em quem me acreditou .

...que todos vocês, assim como eu, serão felizes! :)


TH - A volta do PosiTHivo!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

UFANISMO SOLIDÁRIO E HIPÓCRITA


O Brasil é mesmo um país de extremos. Recentemente testemunhei duas facetas bem distintas de nosso povo: a hipocrisia e a solidariedade.
Sobre a última, nem preciso me estender: muito feliz ao perceber o quão generoso e solidário foi o povo brasileiro no incidente ocorrido com as enchentes em Alagoas e Pernambuco. Não tenho do que reclamar nesse aspecto, as demais regiões realmente se mobilizaram para tentar ajudar os desabrigados e vítimas da tragédia.
Sobre ser hipócrita, a copa é a maior dessas provas. Nunca vi tamanha aleg(o)ria diante de algo como futebol. Nada aconteceria de forma semelhante diante de novo avanço tecnológico, diante de um UP na economia, diante de projetos de políticos realizados, nadinha.
Peço licença ao meu relato para reproduzir abaixo as palavras de meu amigo MCI, que, com muita propriedade, dissertou firme acerca do tema. Gostaria de, só pra fechar, dizer que vale sim ser brasileiro. Por tudo o que temos, nossa alegria, nossa carga cultural músico-folclórica, nosso bem estar genuíno e pluralidade de povos e raças. A crítica se faz construtiva pra chegarmos, um dia, a constituirmos um país ideal. ;)


E embora o futebol não seja, nem de longe, algo que "faz a minha cabeça", é necessário admitir que gosto da forma como as pessoas se irmanam em prol de um evento que, em tese, deveria servir para promover a prática esportiva de forma sadia e exemplar entre os povos. O que ODEIO, e devo igualmente frisar, é essa mania PAVOROSA que os brasileiros têm de SÓ SEREM BRASILEIROS DE QUATRO EM QUATRO ANOS, com A COPA. De só se orgulharem dos nossos verde e amarelo quando é pra torcer pelo futebol da seleção canarinho. Patriotismo a gente tem que ter é SEMPRE. Em todas as ocasiões em que isso nos for possível. Agradecer a Deus pelas nossas riquezas naturais, pelo nosso clima bom, pela fartura de nosso alimento, a simpatia e o carisma de nossa gente. Que o Brasil não é nenhum oásis todos nós sabemos, mas por que não trabalhamos para que o NOSSO SEJA UM PAÍS CADA VEZ MELHOR? Torcer pelo futebol pode até ter seu valor, mas eu ainda acho, com propriedade, que se o brasileiro gastasse mais tempo se INSTRUINDO do que se DIVERTINDO, nosso futuro poderia ser no mínimo mais JUSTO e SATISFATÓRIO para todos.
Enfim.
Enquanto o milagre não se opera, continuemos cantando e dançando, iludidos pelo circo do futebol - alucinógeno de proporções continentais.


TH - Brasileiro que veste a camisa deve comemorar TUDO, não apenas Copa

terça-feira, 22 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

MUITA LUZ PRA ELES


Solidariedade do ETHos aos desabrigados pelas chuvas fortes no interior de Alagoas.
Terem as famílias das empregadas daqui de casa sofrido com toda tragédia trouxe o problema pra mais perto. E ver a coisa de perto retira a impressão que o problema não é conosco, não é como um terremoto no Japão: ele acontece e pode acontecer com qualquer um.
Já doei roupas antigas, toalhas velhas...mas ainda assim me sinto tãooo impotente. E com vergonha, por achar que tenho problemas.
Tenho nada.
Eles tem.
Força pra eles...


TH : :´(

sábado, 19 de junho de 2010

TH NEWS FLASHES XXVI - Funciono assim...


Problemas na cabeça, sorriso na boca e paz no coração.
Sendo esse último requisito satisfeito, meu corpo consegue se reintegrar e suprir as demais necessidades.
Não sei se é algo pisciano, pode até ser, mas é fato: consegui suportar todas as fases difíceis em outros planos tendo o coração preenchido e pacificado. Como se fosse uma substância aditivada para poder enfrentar os outros TH's - o profissional, o familiar, o social e o dedicado com amizades.
Não preciso dizer que, da mesma forma, as coisas na minha vida deram mais errado nos momentos em que estava abalado amorosamente. Racionalmente, por incrível que pareça, não consigo funcionar de maneira totalmente satisfatória.
Ainda com essa limitação nada racional, algo consegui aprender: por mais dependente que você seja de alguém, a verdadeira paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure em braços alheios ou sorrisos da pessoa ao lado. Harmonize-se e encontre-a!
Eu vejo tantas pessoas sem "alguém pra chamar de seu" que levam a vida com alegria e sorriso brejeiro...admiro-as, apesar de saber que, no fundo, não estão 100% felizes. Mas são libertárias - independem de ter alguém para lograr êxito nos demais campos.
Ter alguém que lhe faz bem é, desconsiderada a dependência, muito bom e faz com que cada vez mais se supere para despertar orgulho à pessoa amada. Há todo um aprendizado diário com conflitos, colisões e embates - duas pessoas, por mais parecidas que sejam, sempre apresentarão alguma coisa oposta em suas naturezas. Mas conseguimos sempre absorver um pouquinho de lição de tudo isso. Alguém me disse, certa vez, que amar é uma mistura de alegria e medo: temos nossos corações dando pulinhos acelerados quando estamos com a pessoa, ao mesmo tempo que tememos não estar à altura, não satisfazê-la nos mínimos detalhes. É também perceber que o outro não é ameaça, apesar das guerras com ou sem motivos. É enxergar futuro, visualizar perspectiva de vida conjunta. É sentir ausência, saudade, vontade de estar junto logo.. É sofrer na mesma intensidade que querer.
Por isso amo sem vergonha de admitir, pra mim mesmo e pra pessoas próximas. Talvez um dia eu possa aprender a ser independente, a funcionar bem e vencer nos demais campos tendo o coração sozinho; a ser auto-suficiente; ser o melhor "organizador-autônomo' das coisas que não estiverem boas, sem necessariamente precisar de ninguém. Por hora, contudo, quero aproveitar bem esse momento de auge. E que ele perdure. Por um tempão! ;)


TH - Divagando pelo coração

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LUTO DE HOJE: SARAMAGO!

O escritor português Saramago, que vinha lutando por sua vida há meses, nos deixa hoje.
Um de seus livros foi muito marcante na minha vida, justamente o "Memorial do Convento", além de "Ensaio Sobre a Cegueira" que joga a verdade nua e crua nos braços de uma sociedade como limitações - ele consegue provar que há egoísmo e ganância até nas piores condições coletivas.
Sempre foi um autor que eu amava ler em entrevistas. Tinha uma visão social muito interessante e uma linguagem zelosa, tornando-se um ícone na literatura mundial...
Sempre me entristece perder pessoas tão raras como Saramago, pois dá uma sensação de vazio, e aquela impressão que não haverá sucessor algum pra continuar um trabalho tão bonito e diferenciado. Infelizmente, há poucas pessoas que assumam uma responsabilidade com o ser humano tão forte como ele detinha.
Que esteja continuando suas severas críticas lá em cima. Ficam suas belas obras...


"As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse."


TH - Acordando com essa bomba!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

NOVO DESIGN - EM PLENA COPA, MAIS UM BELO GOL DE MCI :)



Meu webdesigner acaba de reformar o blogue, e fiquei muito, mas MUITO FELIZ com o resultado.
Não fiquei surpreso, claro, pois se há alguém que eu sei que posso confiar que adquirará minha essência, é o Mister MCI.
Não o conhecem? Que "falta de absurdo". Além de cuidar do meu blogue, ele é dono de tantos cantinhos deliciosos de se visitar, pois consegue reunir o coração-criança e seriedade, elementos aparentemente tão distintos, mas que são devidamente dosados da maneira certa, ou especificados de acordo com o humor do dia. Quem poderia imaginar alguém que consegue ser tão fã da Rainha dos Baixinhos (Tia Xuxa) e de Clarice Lispector com a mesma intensidade? Nosso garoto prodígio o faz! ;)
Poderia tecer inúmeros elogios a MCI nos mais variados enfoques, mas hoje só vou ficar com meu sincero agradecimento e um pequeno merchan.
Profissional de Letras, ele é perito em Inglês, Português, Italiano e Espanhol. Tem prática com questões de Gramática, Interpretação de texto e é expert em dar dicas pra concurseiros. Claro que passou um bom tempo na sala de aula, mas isso agora está no passado. Ele quer e almeja voos bem mais altos e cá entre nós, ele merece e dá conta! Logo em breve vocês poderão ter acesso a isso virtualmente - ele está preparando uma boa surpresa para vocês que terei o maior prazer em publicar! ;)
Por hora, segue abaixo a lista de links onde vocês encontrarão o universo do menino!


Alfarrábio do meu coração:
http://alfarrabiodomeucoracao.blogspot.com/


TH - Feliz por ser amigo e parceiro de alguém tão iluminado! :)

domingo, 13 de junho de 2010

VAMOS LÁ...




"Quem viveu pregado a um só chão não sabe sonhar outros lugares."

MIA COUTO...

...mas poderia ter sido TH...
Tranquilamente...


TH - Reaching...seeking...asking...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

UM BRINDE A NÓS, SONHADORES!

Pois até nos momentos mais críticos, não há como não deixar a parcela "dreamer" aflorar.
Pelo contrário.
É ela quem nos faz sobreviver.
Minha querida Xuxa, parceira de infância (fui um belo e fiel baixinho da Rainha na década de 80), conseguia imprimir esse espírito infantil e positivo de que a gente pode sim perseguir nossos maiores e mais ousados sonhos ("Um sonho está no ar. O amor me faz cantar"). E não só ela. Crescido, eu vejo Clarice Lispector, musca literária-mor dentre tantas outras, falar do mesmo assunto com outras cores: "Sou mais forte que eu". AInda o digníssimo Fernando Pessoa "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso" Ñão tenho que reclamar da parcela pisciana-sonhadora que sempre carreguei desde pequeno.
Apesar da falta de confiança em mim, eu sempre trouxe na minha bagagem pincéis prontos pra redesenhar novos planos, novos mundos. Nada melhor do que deixar fluir a imaginação acordado e traçar sem limites tudo o que quero alcançar.
Nessa semana de desemprego, eu me peguei em momentos bem críticos, daqueles que a gente olha prum lado, pro outro, põe as mãos na cabeça num semi-desespero desamparado. Mas é só aquele instante. Para ali.
Continuar na lama é pros fracos. É pros paupérrimos de espíritos.
Essa é a hora de fazer valer nossa maior riqueza.
Determinação e esperança agora, carne e osso amanhã!
Sonhem, queridos. Sonhem com a vida, sonhem com um futuro melhor, sonhem juntos, sonhem separados.
Um brinde aos meus amigos utópicos. O concreto estará bem firme daqui a um tempo :)


TH - Acreditem: feliz!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

THE GROUND BENEA-TH HIS FEET



Sentindo um vazio.
Não provocado apenas por ter sido gentilmente posto pra fora do emprego.
Não apenas por estar preocupado com a avó que não está bem.
Não apenas por briga de amor.
Vazio inexplicável...
Daquelas coisas que não precisam ter nome, mas a gente sabe que é ruim.
Mau pressentimento?
Ainda não...
Vontade de sumir, de enfiar a cara na areia, de sair nadando pra bem longe? Exato...
Não, não é profetizar nem fingir dor pra soar "poético".
O reescalar se fará presente no instante oportuno, sim.
Sei que a flor também voltará a crescer, que o sol voltará a brilhar, e outras tantas metáforas de otimismo que o povo costuma usar por aí, todas elas acontecerão, mas ainda é preciso permanência naquela fase de chão que tanto se faz lugar-comum.
O chão é o vazio. Como se todos os móveis e mobília não existissem, só aquela imensidão dura e sem perspectivas que, em linha reta, certamente te levará a um tombo numa parede igualmente opaca.
Mas ele é preciso. É o desconectar com o mundo. Os celulares desligados, um stand by da vida real, é como se recolher numa concha e só ficar espiando pela frestinha de vez em quando, pra ver se a área tá livre, se as pessoas estão menos violentas e só então poder sair.
O aprendizado é certo. A maturidade requer que dermos tombos fortes nas paredes pra ver se o maquinário interno processa melhor o funcionamento da cachola pra não incorrer nos mesmos erros. Os do passado devem ser aprendidos, os do presente sanados e os do futuro, totalmente evitados. Mas há quem não acredite. Quem assume a postura negativista e já mate qualquer possibilidade de acerto com ideias pessimistas.
Há, contudo, como culpá-los? Decepções aqui, surpresas desagradáveis ali...desgostos cada vez mais frequentes limam o poder de esperança das pessoas. E cabe a elas se posicionar e escolher onde querem ficar.
Lamento pelos que perderam o rumo. Lamento essa falta de visualização do amanhã. Lamento por quem não tem forças para enfrentar o dia seguinte. Lamento quem fica no chão e não consegue mais se levantar. Quem abraça o tal vazio definitivamente, esvaziando-se da mesma forma.
Só lamento.
Mas é um lamento daqueles que ainda detém uma pequena faísca de brilho nos olhos, que olha pra frente, vê escuridão, mas que, num desvaneio - ou não, percebe que há fiapos de luz sim no imenso salão.
Delírio ou real?


TH - Ócio...ódio...!

sábado, 5 de junho de 2010

MINHA NOVA AMIGUINHA


The only way to really know is to really let it go...

2009 - INGRID MICHAELSON - "Maybe"

TH - Parcerias novas! ;)

NÃO SÓ HOJE, MAS TODO DIA!


Ecochato sim, mas bem consciente.
Eu sou daqueles que implica até com quem joga um papelzinho de bala no chão.
Eu dou baile quando tocam fogo pra acabar com uma plantação não desejada.
Ou quando sujam rios, mares...constroem prédios em reservas ecológicas.
E nem perguntem o que faço quando vejo animais sendo maltratados!
Não faço isso por ser integrante de uma ONG especializada não...
Sobretudo, prezo pela harmonia com o meio em que vivo. A resposta da natureza tá aí, aparecendo todo dia...tsunamis, terremotos, bichos cada vez mais selvagens se defendendo e causando catástrofes semelhantes às que eles sofrem.
Passe essa ideia adiante você também.
Preserve (-se)!

05 de Junho - Dia mundial do Meio-Ambiente


TH - Defendê-lo é uma terapia!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

AVALANCHE...ALGUÉM TEM UMA PRANCHA?


Sábio quem uma vez falou: quando uma coisa dá errado, as demais vem em conjunto, quase como em "solidariedade".
Avalanche! Das mais tempestuosas, furiosas e avassaladoras! Combustível suficiente pra tocar fogo e cremar toda minha fase "no auge" que vinha saboreando há tempos...
No entanto, diferente de outrora, ter readquirido fé e degustado o topo do podium por pelo menos alguns meses me conferiram segurança e a certeza de que nada pode me abalar.
Passei por uns dias de "Charlie Brown" mas já tô (penso) propenso a seguir a marcha. Talvez, no meio da turbulenta concentração de neve que cai na montanha íngreme, eu me agarre a uma prancha e consiga controlar minha queda.
Desculpem pelos textos curtos, em primeira pessoa e bem subjetivos...quando a inspiração voltar, eu prometo deixar o blogue mais "acessível". Vida pessoal às vezes sucks!
A ver, pois...


TH - Fé que me mantém vivo!

terça-feira, 1 de junho de 2010

ATÉ QUE DEMOROU


Pra que o engano?
Demorou, mas ela chegou.
Pra que ter tantos meses bem sucedidos, se não se luta contra a própria natureza? A diferença é estar mais no topo faz com que o desabar seja pior ainda.
Eu reescalo...
Mas por hora, permitam-me o chão


TH - No words...